TIPOS DE PUXADORES DE ARMÁRIOS
Quando falamos de decoração, falamos de detalhes e na marcenaria o maior detalhe, que faz diferença no resultado final, são os puxadores.
Seja uma marcenaria planejada ou não, são os puxadores que chamam a tenção. Existem diversos modelos: pequenos, grandes, externos, internos, retos, arredondados, enfim, são muitas as variações. São os puxadores que vão ser uns dos pontos focais do seu móvel, então vamos conhecer um pouco das opções disponíveis.
PUXADORES EXTERNOS
Esses são os tipos mais comuns, mas dentro dessa categoria existem diversas variações. Esse tipo de peça, que como o nome já diz é aquele que fica para fora do móvel, pode ser retangular, arredondado, aqueles que parecem um “botão” ou um modelo que ocupe o comprimento da porta toda.
Na hora de escolher qual variação usar dentro desse modelo é importante avaliar a peça esteticamente: Será que combina com o restante do móvel? Será que é exagerado? Poderia ser maior ou menor?
Mas também é muito importante avaliar a questão funcional: Essa peça escolhida qualquer um pode usar? Tem alguma ponta que possa machucar? O formato e tamanho permite a instalação no meu móvel?
PUXADORES EMBUTIDOS
Esses tipos de puxadores são embutidos na frente da porta, é interessante porque são muito resistentes, mas tem que tomar cuidado, por conta do tipo de instalação e da própria peça em si não costumam ser tão pequenos, ou seja, chama bastante atenção. Ficam bons em moveis maiores e com poucas portas, por exemplo um guarda-roupas, e ainda são ótimos em peças com porta de correr pois não atrapalham a abertura completa do móvel.
Existem diversas variações dentro desse tipo, podem ser retangulares, redondos, quadrados, com diferentes cores e acabamentos, instalados no meio da porta ou bem no fim da peça.
PUXADORES EM PERFIL
Os perfis de alumínio são puxadores que podem se adaptar ao moveis de diversos ambientes, inclusive são resistentes para projetos em áreas úmidas, como cozinhas e banheiros.
São peças fáceis de cortar, ajustar e instalar em diferentes tipos de superfície, por isso é comum velos em projetos de marcenaria, e o custo-benefício é bem interessante. Existem vários tipos de design, tamanhos e cores permitindo diversas composições quando aliados a um bom material do móvel em si.

PUXADORES ESCULPIDOS
Com esse tipo de puxador, não é necessária uma peça extra para usar no móvel, o puxador é esculpido na própria madeira. Esse tipo de puxador é muito utilizado em projetos minimalistas ou onde o foco é mostrar a cor ou textura da madeira. Projetos com esse tipo de puxador costumam ser muito contemporâneos e charmosos. Mas devemos estar atentos ao fornecedor, nem todas as marcenarias tem maquinário correto para executar alguns tipos de cortes necessários.
Existem lojas especializadas em puxadores, e uma infinidade de opções e designer diferentes por isso é sempre interessante visitar essas lojas ou conversar com o profissional de arquitetura e decoração que te acompanha.