QUER REFORMAR OU CONSTRUIR? POR ONDE COMEÇAR UMA REFORMA OU CONSTRUÇÃO?
Chegou aquele tão esperado momento de reformar ou construir né? Tenho dicas valiosas para você sair na frente e se preparar para sua construção ou reforma.
Primeira etapa:
Tenha em mente bem definido o que você quer fazer. É uma construção do zero? Uma ampliação? Uma pequena reforma? Apenas dar uma melhorada na decoração? Depois verifique o seu orçamento, quanto pretende investir nesses planos? É muito importante ter isso em mente, até mesmo na hora de falar com o profissional que vai fazer o projeto, assim podem fazer algo que condiz com seus planos.
Segunda etapa:
Converse com um profissional, um arquiteto(a) pode te ajudar muito a “organizar as ideias”. Converse sobre suas expectativas e necessidade, assim o profissional vai te orientar da melhor maneira. Depois dessa conversa inicial vocês podem iniciar o planejamento e projeto técnico de fato.
Terceira etapa:
Com o projeto pronto e o plano traçado é hora de executar a obra. Atenção na hora de escolher o profissional, pedreiro ou empreiteiro, que vai executar a obra, é interessante procurar referencias do profissional e estar atento ao tipo de contrato, por exemplo, hoje poucas pessoas usam o contrata com pagamento por diária de trabalho, o mais comum e que traz mais segurança é o contrato por “empreitada”, ou seja, um valor acordado previamente pela obra completa.
Atenção ao gerenciamento e acompanhamento da obra, é importante que quem vai executar esse serviço saiba interpretar as plantas técnicas que seu arquiteto(a) fez, além disso o próprio profissional de arquitetura pode te ajudar com esse gerenciamento e acompanhamento da obra necessário para que tudo fique como planejado.
Fique atento na compra dos materiais, no projeto técnico o arquiteto(a) já fez a análise do melhor revestimento ou da melhor iluminação, por exemplo, conforme projeto e custo benefício, ou seja, ficar trocando esses materiais na hora da obra pode causar problemas na execução ou futuramente (qualidade), então fique sempre em contato com o profissional de arquitetura para que ele possa te orientar da melhor maneira.
Etapa Bônus:
O “bônus” na verdade não é algo tão bom nesse caso, são os contratempos. Se tem algo que acontece em 99% das obras são imprevistos, menores ou maiores, por diversas razões, por isso reforço a importância de estar acompanhado de um profissional de arquitetura para que ele possa sempre te orientar e ajudar de maneira que esses contratempos sejam facilmente vencidos.





