O QUE ESTÁ INCLUSO EM UM PROJETO DE DECORAÇÃO OU ARQUITETURA?

Um projeto de arquitetura ou de decoração é um manual do que deve ser feito de um lugar para que no fim da obra fique tudo conforme planejado. Para não ter surpresas desagradáveis no fim da obra, são várias as informações e variáveis que vão estar nesse documento, de acordo com o tipo de projeto e necessidade.

2/15/20236 min read

Um projeto de construção de uma casa completamente nova, tem itens específicos como o projeto da fundação, o cálculo estrutural, ou seja, o foco maior é nas questões que envolve a construção básica, e depois vai evoluindo para os detalhes. Já em projetos de decoração sem mudanças estruturais, por exemplo, não se fala tanto em questões de “construção civil”, o foco maior é em questões estéticas e mudanças menos impactantes como troca de revestimentos, escolha de metais e questões de design.

Vamos falar neste post especificamente de um projeto de reforma para o cômodo de uma casa, ou seja, esse tipo de projeto envolve pequenas reformas e a decoração em si.

Quando se contrata um projeto de reforma e decoração as principais peças que fazem parte da entrega do produto são:

PLANTA DE DEMOLIÇÃO E CONSTRUÇÃO

Nessa planta são informadas as alterações mais impactantes, como por exemplo, demolição de uma parede para criar um conceito aberto, ou construção de uma parede para criação de novo espaço. Esse tipo de projeto precisa de uma verificação estrutural.

PLANTA DE FORRO E ILUMINAÇÃO

O projeto de iluminação, o chamado luminotécnico, é importante para planejar de maneira correta de iluminação um ambiente. Um bom projeto evita que alguns ambientes tenham iluminação exagerada ou que em outros falte iluminação. São definidos desde tipo de lâmpada, cores de iluminação (quente, fria, neutra), quais os tipos de iluminação (pendente, lustre, spot, perfil de led etc.). O projeto luminotécnico ajuda no maior aproveitamento da área, visando a eficiência energética das lâmpadas. E vale lembrar que não é apenas na área interna que precisa de projeto luminotécnico, também devemos pensar nas áreas externas.

E em conjunto com a iluminação, também é bem importante a planta de forro. Existem forros de gesso, de PVC, placas minerais entre outros, cada um usado conforme a necessidade do projeto. Em residências é muito comum o uso do forro de gesso, e no projeto é onde indicamos as alturas de gesso, se ele vai ter sanca ou não, se essa sanca é comum ou invertida, pontuamos a relação entre os forros e as iluminações, por exemplo, pontos de iluminação embutidos no forro. Enfim, são colocadas todas as informações pertinentes para que o forro posso ser executado na obra.

PLANTA DE ELÉTRICA

Neste projeto são previstos todos os pontos, novos, existentes e os que precisam de alterações. O projeto vai desde a indicação de tomadas e interruptores necessários, até mesmo dimensionamento de rede em certos casos

Junto com as outras etapas de um projeto de decoração ou arquitetura é possível prever quantos e quais equipamentos vão ter em cada ambiente, assim podemos garantir que cada um vai ter sua tomada (nada de ficar usando várias extensões ou “benjamin”) e ainda prever uma rede que suporte à capacidade necessária (sem disjuntor “caindo”).

Vale ressaltar que tanto no projeto de elétrica, como em outros que vamos mostrar, temos duas maneiras de “ver” o projeto: a “planta” é como ver o espaço de cima, a “vista” é com ver cada parede do projeto separada, esses tipos de visualizações são importantes para que todos as medidas e informações necessárias estejam visíveis no projeto.

PLANTA DE HIDRAULICA

É importante pontuar qual torneira fica e qual sai, qual precisa ser ajustada ou até mesmo qual deve ser criada. Pontuamos também onde precisa de água quente ou fria, onde precisa prever ponto de abastecimento de um filtro de água ou uma geladeira que tem ligação de água direto, por exemplo, como vai ser a saída de esgoto de uma máquina de lavar, onde tem ralo e qual a interferência no layout, entre vários outros itens. Já quando tratamos de uma construção nova, temos que projetar, além dos pontos, a rede em si, pensar onde vai ser a prumada da rede, qual caminho os canos vão fazer entre entrada e saída e os requisitos técnicos necessários conforme normas técnicas. O abastecimento de água e saída de esgoto são itens cruciais na vida moderna, é totalmente fora da nossa realidade pensar em construir ou reformar uma casa sem pensar nesse tipo de sistema básico, por isso merece toda atenção.

PLANTA DE MARMORARIA

A planta de marmoraria é chamada dessa maneira, mas na verdade é destinada para o projeto de qualquer tipo de pedra, seja de fato o mármore, o granito, uma pedra sintética ou outras. Nessa planta definimos e projetamos as peças de pedra do ambiente, por exemplo, a pia de um banheiro ou a pia de uma cozinha. São feitas as indicações de medidas, especificações para o desenho do corte e todas as interferências que aquela pedra vai ter de outros elementos.

PLANTA DE REVESTIMENTOS E PAGINAÇÃOD E PISO

É necessário indicar em projeto os tipos de revestimentos usados, onde deve ser instalada cada peça ou a cor que deve ser utilizada. E dentro disso existe a paginação de piso.

A paginação de piso é o projeto do assentamento de revestimentos em um ambiente. Junto com uma boa escolha de material a paginação contribui para o resultado estético final e para a economia da obra. Utilizada para valorizar o ambiente e ressaltar alguma parte ou ocultar alguma imperfeição. Também ajuda na hora de fazer a compra de materiais pois permite um cálculo mais preciso da quantidade de peças. Podemos ainda analisar qual o melhor tamanho do piso para o ambiente.

PLANTA DE ESPECIFICAÇÃO

Falando de um projeto completo que vai até a decoração mais refinada, é necessário pensar também nos detalhes (cortinas, decorações, quadros etc.) e claro nos moveis que vão compor o ambiente. Inclusive é muito importante pensar nesses itens pois o tamanho de cada peça escolhida interfere no projeto e vice e versa, por exemplo, para projetar uma cozinha é precisão saber o tamanho de uma geladeira e de um fogão.

Então nessa planta de especificações são condensadas todas as informações sobre itens de decoração, móvel, cortinas, iluminação e qualquer outro elemento da sala, seria como uma lista de compras do projeto.

IMAGENS 3D

E claro, que para finalizar tudo, temos a parte mais conhecida, que são as imagens, o projeto 3D. Com essas imagens tudo o que foi pensado e projetado, e está nas plantas técnicas explicadas anteriormente, é representado em imagens, uma ilustração que representa como o projeto vai ficar depois que a obra for concluída.

É claro que essas são as “disciplinas” básicas de um projeto, cada um dos itens precisa ser feito em cada cômodo da casa, e dependendo do tipo de projeto são inclusas outras disciplinas, como por exemplo o projeto marcenaria que não foi citado.

Tudo isso é feito para que qualquer interferência ou possível problema seja detectado ainda na fase de projeto, e assim a obra seja feita sem grandes mudanças (atrasos) e que não seja necessário ficar refazendo serviços (gastos).

Lembrando ainda, que tudo é feito com constantes conversas com o cliente, para que seja alinhado e respeitado as preferencias do proprietário do imóvel.